Dia de manutenção dos vasos e mini-jardins de cactos e suculentas.

Oi minha gente querida e que gosta de jardinar! Ontem tirei o dia para fazer a manutenção das minhas plantinhas em vasos.
Dia de fazer limpeza e adubação, assim como nossa casa, o nosso jardim e vasos também precisam de uma boa faxina para manter seu aspecto limpo e saudável.

 Comecei pela limpeza, varrendo com o pincel para retirar a sujeira, e retirada das folhas secas com a pinça.

Depois de tudo limpo começa a adubação, para os vasos que estão sem cobertura de pedrisco, uso adubo em pó,  1 colher para os vasos menores e 2 para os maiores.
 Usei também pó de osso, que estimula a floração,  na mesma proporção, 1 colher de sopa para os vasos menores e 2 para os maiores.
E para os vasos que estão assim prontinhos, com os pedriscos, prefiro colocar o adubo liquido, assim não desmancho, faço com 200ml de húmus de minhocas, adiciono 2 litros de água, uso uma garrafa pet, deixo de molho de um dia para o outro, agito bem, passo por uma peneira  e rego os mini-jardins, é bom fazer a cada 30 dias. O NPK é um adubo que não arrisco colocar nos vasinhos, só nos maiores, pois é preciso manter uma distância de uns 20 cm das raízes.

Gente este livro é maravilhoso, tem muitas explicações para o cultivo de cactos e suculentas, bom pra quem quer trabalhar com essas plantas, pois tem tudo sobre essa parte comercial,seu autor é Roberto Jun Takane, email: robertotakane@ufc.br- tel: (85)3366.9668.

Outro livrinho danado de bom (como se fala por aqui, rsrs) da revista Natureza, estava tipo esquecido, quando fui arrumar minhas revistas, encontrei, tem dicas maravilhosas e de vez em quando vou repassar para compartilhar com vocês, tá?

Bom minha gente, espero que tenham gostado das dicas de hoje e ajude a quem for fazer a manutenção das suas plantinhas.
Agradeço à todos que passam sempre por aqui e deixam seu comentário e bem vindo os novos seguidores, cada um que chega é uma alegria.
Abraços e fiquem com Deus!





















                                                                                                                                                 

Comentários

  1. Fátima amiga,

    ajudou muuuito. Vc nem imagina! Eu nem sabia que existia pó de osso para plantinhas. E que ajuda a florescer então...ai ai. Vc conseguiu tirar todas as minhas dúvidas sobre a adubação nessa postagem. Valeu mesmo! E fiquei super curiosa com o livro e a revista. Passa as dicas amiga. Sempre ajuda a quem está começando como eu e não sabe nadinha!

    Bjinhos no seu coraçãozinho tão generoso e um fim de semana muito abençoado pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post como sempre, eu nunca testei fazer o adubo liquido vou testar , sempre compro NPK líquido nas lojas especializadas.
    um beijão no seu coraçao e um ótimo fim de semana.

    simone.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi fatima
    adoro esta aprte do cuidar também
    me faz muito bem
    eu no meu jardim
    gurdava num balde o pó do café , as cascas de ovos bem trituradas com mão mesmo , pó de mamona ... terra preta e colocava nos vasos, canteiros
    as tuas suculentes esão lindas e saudaveis por isto
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  4. Olá Fátima. Sempre que passo por aqui, fico babando nos seus mini-jardins de suculentas, são lindos demais!
    Limpeza é fundamental pra termos um jardim bem bonito... :)
    Abraços e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. TAMBÉM COLOCO ADUBO PRONTO NOS VASINHOS, LÁ NA CASA DO MATO TENHO UM MINHOCARIO E USO PARA OS CANTEIROS.
    DE QTO EM QTO TEMPO TU REGA AS TUAS SUCULENTAS EM VASINHOS?? E QTO DE ÁGUA?

    BJSS

    ResponderExcluir
  6. Fátima,

    Acho que perdi meu comentário anterior.

    Assim como nós, as plantinhas também precisam de cuidados especiais.
    Eu uso substrato pronto, para cactos e suculentas, mas é sempre bom fazer essa manutenção que você indicou.
    Muito útil esse post.
    Um lindo final de semana! Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi,querida Fátima!
    É sempre tão bom visitar este teu lindo jardim,amiga! Pra mim é uma alegria ver o teu carinho,capricho e cuidados com as tuas belas plantinhas...E você tem mesmo um talento nato pra jardinagem!Parabéns!!! E hoje eu adorei conhecer um pouco mais das tuas técnicas de manejo e conservação dos vasinhos das tuas suculentas e cactos...Uma verdadeira e maravilhosa aula,amei!!! Muito obrigada,amiga, por compartilhar conosco estas dicas tão boas e que nos animam ainda mais a cuidar melhor das nossas plantinhas!
    Fátima, estive ausente nesses dias passados,pois estava viajando com minha família,realizando um sonho muito bonito:Ver ao vivo as belíssimas plantações de tulipas da Holanda na primavera do hemisfério norte! Na verdade, esta viagem aconteceu de forma inesperada e surpreendente,pois foi uma espécie de prêmio que meu marido ganhou após completar vinte anos na empresa aérea onde ele trabalha...Foi uma viagem rápida,mas muito linda... Um verdadeiro sonho! Assim que eu tiver um tempinho mais tranquilo vou postar lá no bloguinho! Mas amiga,gostaria muito de entrar em contato contigo através de e-mail...Por favor,quando tiver um tempinho me escreva pra gente poder conversar melhor!!!Meu e-mail é:msgteresa@hotmail.com
    Beijo grande e carinhoso pra ti!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  8. Excelente! Bem estava necessitando destes ensinamentos. Obrigada, querida.

    ResponderExcluir
  9. Fátima querida

    Suas suculentas estão lindas. Mais do jeito que voce cuida

    só podem ficar mesmo.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  10. Oi Fátima. Boas dicas essas suas, é uma pena eu não ter um jardim desses para cuidar, mas um dia terei..
    Um forte abraço!!

    ResponderExcluir
  11. Olaa, nossa estou até com vergonha de como meu jardim anda pedindo uma ajudinha, mas estive sem tempo. O seu esta lindo, parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Oi Fátima,
    As minhas suculentas estão implorando por esses cuidados!
    Vamos ver se me inspirando aqui no seu blog, eu coloco a mão na massa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ai, tudo uma lindeza!! Eu tinha um cacto, anos atrás!

    ResponderExcluir
  14. oi fátima adoro teu blog, sempre to visitando.

    ResponderExcluir
  15. Aprendi muito com ele, só não consegui sucesso com as suculentas, mas com os cactos eu tenho conseguido otimos resultados.

    ResponderExcluir
  16. Amiga bixinha!!! que post bom esse..Já estou de volta, fiz muito isso lá em Portugal...meu jardim estava um horror...tadinho...Tô perdida no meio de tanta foto...Já compartilhei esse link no face rs...
    Fátima, já viu o sorteio do blog? meu primeiro, tô me sintindo..a bam, bam bam blogueira rsrs..tô parecendo as famosas que sempre fazem sorteio rsrs...divulga aqui no teu blog rs...Tô com medo que só os parentes participem ou nem isso srsrsr
    Beijinhos
    Sheila
    http://vidasuculenta.blogspot.ie/

    ResponderExcluir
  17. Ola. Encontrei seu blog fazendo uma busca pelo google acerca dos cuidados com mini cactos e suculentas, pois tenho alguns exemplares e duvidas sobre a fertilização.
    Fiquei interessado no livro que vc citou, sobre o cultivo de cactos e suculentas. Gostaria de saber se o mesmo pode ser pedido por e-mail ou telefone. Desde ja agradeço e continue com mais posts, ok. Um abraço. Lourival Borges. Belem-Pa.

    ResponderExcluir
  18. Estou começado agora, adorei teu trabalho.Bjs, Seja Feliz.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia!
    Sou nova nessa paixão por cactos e suculentas, estou amando as dicas, obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário