Agapantos

O agapanto é uma planta rústica e perene, se multiplica através de bulbos e se desenvolve melhor agrupado,dar flor o ano todo, porem, é na primavera sua melhor e maior inflorescência, com suas lindas flores liláses.
A espécie que tenho aqui é menor, no tamanho das flores e folhas, acho que são mini-agapantos.
Há alguns meses comecei a plantar no corredor externo da varanda uma bordadura com os agapantos, que já estão bem desenvolvidos e floridos, vejam, é agradável ficar na companhia deles, sempre floridos, e é estratégico... como a varanda é um lugar pra sentar e receber, nada melhor...
Neste lado do corredor, pega menos sol, e só na parte da manhã, mas pode ser plantado a pleno sol, que ele também se desenvolve bem.
Gosto deste contraste verde e lilás e de suas hastes alongadas, apesar de ser de porte menor que as demais que se ver por aí, são muito vistosas.
Gente, e o melhor de tudo é que, a coelha  Joli não gosta de agapanto, rs rs, já havia tentado várias bordaduras sem sucesso, pois a coelha ia lá e comia, então ficou um tempão só com  pedras, ai  fui colocando as mudas e observando, e pra alegria geral, enfim... deu certo, amei!!!

Abraços

Comentários

  1. oi FATY- EU TENHO OUTRA ESPÉCIE DE AGAPANTO AQUI EM MEU JARDIM...MAS ESSE TBM É LINDO...BOM FINDI...

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! amei! eu quero esse agapanto, lindo o meu é muito grande,será que vou encontrar :? onde comprou???
    lindoooo!
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, adoro agapantos, em geral são muito lindos, obrigada pela visita e um bom final de senana pra cê tb.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lena,acho que esta espécie só tem por aqui, moro em Fortaleza-Ce, porque sempre vejo em revistas, do tipo grande, mas, já eu gostaria de consegui uns grandes, rs rs, como são bolbos quem sabe dar pra te enviar...
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa flor tem no Brasil inteiro, não é agapanto, se chama "griffinia liboniana"
      .

      Excluir
    2. essa flor tem no Brasil inteiro, não é agapanto, se chama "griffinia liboniana"
      .

      Excluir
  5. Oi, Fátima:
    Vim agradecer sua visita ao meu blog e conhecer o seu.
    Adorei suas plantas e seu jardim é lindo !!!

    Por aqui, só conheço o Agapanto grande. O meus pés pararam de dar flor faz tempo. Não sei por que. É uma pena, pois adoro essa flor.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Fátima, estão lindos, mas eu nunca havia visto essa variação antes, somente tinha visto o agapanto grande. Abraços, Sueli.

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas, Flora e Sueli, tô achando que esse tipo de agapanto só tem por aqui mesmo.
    Flora, porque vc não experimenta retirar o agapanto, cortar suas folhas e plantar novamente em outro lugar bem adubado pra ver se assim eles vão florir? Eu faria só com uns dois pra testar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Queria tanto saber o nome dessa florzinha que fez parte da minha infância no jardim de casa... Aí ontem transplantei algumas para uma jardineira e resolvi procurar "flor lilás + bulbo" e encontrei seu site! Obrigada! =)))

    ResponderExcluir
  9. Amo plantas, mas n sou bom p cuidar delas. Acho muito legal quem cultiva plantas tão lindas..

    ResponderExcluir
  10. Olá, Fátima! Tudo bem? Amo plantas e tenho várias aqui em casa. Todas as especies que eu tenho eu as catalogos!!! Acho que você gostaria de saber mas essa sua plantinha não é um Agapanthus e sim uma bulbosa que só é encontrada na Mata Atlântica que pertence a família das Amaryllidaceae. Seu nome é Griffinia Libonia. Seu habitat é de sombra com boa iluminação e solo úmido. Bjs, Magali de Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Esqueci de mencionar que essa planta não pode ser comercializada pois faz parte da lista de plantas de Mata Atlântica protegidas de extinção.

    ResponderExcluir
  12. oi gente, descobri o nome dessa planta, não é agapanto, é uma "Griffinia liboniana", eu tenho dela é belíssima.

    ResponderExcluir
  13. oi gente, descobri o nome dessa planta, não é agapanto, é uma "Griffinia liboniana", eu tenho dela é belíssima.

    ResponderExcluir
  14. Alguém sabe me dizer se ela se propaga por sementes? Grata!

    ResponderExcluir
  15. Alguém sabe me dizer se ela se propaga por sementes? Grata!

    ResponderExcluir
  16. Na verdade essa planta se chama Griffinia Liboniana

    ResponderExcluir
  17. boa tarde. Por acaso entrei na pagina e deparei com essa denominação para essa planta. eu tenho dela aqui em casa mas não a classifico por agapanto. Na minhas fichas consta esta identificação: Magoa oculta, Grifinia (Griffinia liboniana)

    ResponderExcluir
  18. Na minha visita ao Piauí ví dessa planta num jardim e amei a primeira vista!!! O pessoal me deu umas mudinhas e trouxe pra meu país, Nicaragua, é aqui estão crescendo com sucesso!!! Após uma longa pesquisa assumo que está planta é Griffinia espiritensis var. baiana. Até me floriram 4 veces em menos de um ano!!!. Estou interessado na outra espécie Griffinia liboniana, que tem os puntos brancos na folha.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, essa aí não é agapantus, e griffinia, as folhas e flores os agapantus são diferentes

    ResponderExcluir
  20. Sua coelha não come esta planta devido a mesma ser tóxica. Se ela comer, possivelmente morrerá. Tenho dela na minha casa tb. Ele se multiplica rapidamente. Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Oi tenho dela mas não sabia o nome amo ele com essas florzinha lilás 😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário