Jatropha ( podagrica hook )

Flores e sementes
A primeira vez que vi esta linda planta, foi em uma revista, que mostrava o jardim de Burle Max, fiquei logo encantada, achei muito exótica, e como adoro as suculentas, fiquei louca por uma, procuva nos jardins e não encontrava, depois de um certo tempo uma amiga me deu 4 sementes, que plantei e todas vingaram, fiquei com duas mudas e dei as outras duas, fui acompanhando todo o processo do seu desenvolvimento, e  agora  as suas inflorecências, que vamos combinar: São lindas!!!!
Fica muito bem em vasos
Suas flores são lindas e diferentes, aparti de uma haste longa, com pequenas flores agrupadas, de um vermelho alaranjado, muito visitada por borboletas.
Ainda sem flores
Suas folhas são grandes e detalhadas e seu tronco bem gordinho, fazendo uma composição bem atraente, que acrescenta beleza ao paisagismo, fica muito bem em canteiro com pedras.
Este vaso recebe meia sombra
Antes de postar, resolvi pesquisar um pouco, para saber mais sobre a jatropha, depois daquele acidente com o espinho de cacto, fiquei mais atenta em saber coisas sobre o que eu estou cultivando no meu quintal, ai gente, tomei um susto! Até então não sabia nada além da beleza desta planta, mas descobri que ela é muito tóxica, suas sementes podem ser letais e seu látex pode lesionar a pele, portanto é preciso muito cuidado, usar luvas, coisa que nunca fiz... e manter longe do alcance de crianças e animais de estimação, viu só?!!!
Esta está com 5 sementes
Vi ainda que existem muitas plantas tóxicas que temos nos nossos jardins e nem sabemos, basta ir lá no google, em plantas tóxicas, e ficar ligada. Mas claro que não vamos nos privar de ter as nossas plantinhas, só que conhecendo esses detalhes, saberemos nos previnir, né?

Abraços e um feliz final de semana!

Comentários

  1. Achei linda demais essa plantinha, e suas sementes parecem figos.
    nunca tinha visto!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ah tb adorei seu blog, Parabéns..Tenho plantas tóxica e gatinhas, mas graças a Deus e a inteligência delas nunca tive problemas, mas é bom observar e ter os devidos cuidados.Beijos. Mavi

    ResponderExcluir
  3. Que linda flor não conhecia, muito diferente...adorei. Abraços, Sueli.

    ResponderExcluir
  4. Fátima essa flor é muito bonita, mas perigosa para quem tem crianças a cirandar pelo jardim não é muito aconselhável. Faz-me lembrar as trompas de anjo que teno cá e que são altamente tóxicas... uns jovens resolveram enrolar folhas e fumar, houve mortes nessa experiência... vi no noticiário.

    ResponderExcluir
  5. OI MENINAS, OBRIGADA PELA VISITA DE VCS E COMENTÁRIOS, ADORO SABER QUE VCS PASSAM POR AQUI...
    BJSSSSSSS!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Me diz uma coisa, Fátima. Como eu extraio a semente? Peguei um ramo dessa planta e coloquei no musgo úmido, mas pelo que andei lendo, ela só se propaga por meio das sementes. Como eu faço? Tiro essa bola verde e deixo secar? A semente está dentro da bola verde? Como é? Grato por toda informação.

    ResponderExcluir
  7. Ganhei sementes dessa planta, como devo plantar?

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem ? Eu comprei duas plantas de Caudex de um amigo que trouxe elas de uma exposição em Viena, quando elas chegaram ficaram lindas, deixei na luz por um tempo antes de por no sol, agora pus pra fora mas nao diretamente no sol, só o fim da tarde, porém um dia desses ela deu uma amolecida no caule, a barriga de buda em especial, murchou uma parte, entao tirei do vaso, coloquei canela e deixei cicatrizar, e plantei em um pote menor de barro, mas parece que nao ta indo, e eu nao to regando mais pra nao melar, oq eu vc sugere fazer pra não perder essa planta alguma quarentena, nao sei, me ajuda, as suas estão lindas, obrigada!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário