Cultivando e multiplicando cactos e suculentas.

Oi minha gente linda! Hoje, como falei no post anterior, vou mostrar como multiplico minhas plantinhas.
Comecei a cultivar cactos e suculentas em 2006, e de lá pra cá, cada vez mais venho aumentando minha coleção e a paixão por essas plantinhas, nesta prateleira, que hoje fica no quintal, mantenho a maioria delas, que na verdade são plantas mãe, delas multiplico, fazendo mudas de pequenos galhos, de folhas e filhos que delas brotam espontaneamente.
Aqui fiz muitas mudinhas de folhas, já coloquei em vasinhos, e aí elas vão continuar se desenvolvendo, e um dia vão morar num lindo mini-jardim, rsrs.
Todas estas folhas de suculentas vão virar uma plantinha, nem precisa enterrar, elas vão criar raiz e procurar a terra, os cactos, retirei  da planta mãe, que brota  ao seu redor, ai é só retirar e enterrar, simples assim.
Veja a folhinha já enraizada, e fora da terra, prontinha pra virar uma linda suculenta, é por isso que elas se multiplicam tanto.
Esta suculenta, desenvolve varias mudinhas ao seu redor e ela fica tipo um lindo buquê, como eu queria fazer mudas, retirei com cuidado fazendo um pequeno corte no tronco.
Olhem só, dela fiz todas estas mudas que estão se desenvolvendo muito bem.
Muitas mudinhas que estão crescendo agrupadas, quando preciso, vou retirando e plantando em outros vasos, ou fazendo os mini-jardins.
Bom minha gente,  passo um pouco da minha experiência, que venho adquirindo  nestes últimos 7 anos de cultivo destas preciosas plantinhas, um verdadeiro vício do qual não quero me curar, rsrs, elas são apaixonantes, e muito fácies de cultivar, não regar muito, sol ou bastante claridade é tudo que elas mais gostam.
Procurar ler sobre o assunto, trocar ideias com pessoas que cultivam pra tirar dúvidas, e visitar os blogs que dedicam o assunto é muito bom também, por isso eu recomendo um blog super de uma amiga que passa dicas muito boas e conhece tudo de suculentas, da minha amiga Sheila ( www.vidasuculenta.blogspot.com.br ) passa por lá, vocês vão amar.

Aproveito para dizer que tive um probleminha com minha lista de favoritos, mas já estou resolvendo e logo todos vocês vão estar lá na minha lateral novamente, tá? 
Abraços e fiquem com Deus!





Comentários

  1. Olá!! Adorei suas dicas, vou fazer aqui em casa. Uma vez fiz várias mudas de suculentas, umas 15 e doei todas!
    Show de postagem!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obaaaaaaa!! já vou compartilhar lá no facebook!! Muita gente tem dúvidas, hoje mesmo fiz um dando mais umas diquinhas rsrsr...
    Como tu está amiga?? e o gatinho?? Tupã??

    beijinhosssss misss...

    Sheila
    http://vidasuculenta.blogspot.ie

    ResponderExcluir
  3. ahhhhhhhhhhhh adoreiiiiii ver meu bloguinho ali..que emoçãoo!! Obrigada minha amada amiga!!

    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha amiga, seu blog é demais e é um enorme prazer recomendar, viu? Olha o Tupã está ótimo e comendo que nem um leão, como destaquei no post do dia 02/04 "suporte para vasos de parede"
      Beijim

      Excluir
  4. Gostei das suas dicas , se poder responder eu te agradeço muito . É que quando faço mudinhas das folhinhas elas demoram meses para ficar grande, você poe alguma vitamina ou algo parecido, ou será que é eu que estou sem paciencia. adorei o post

    beijos.

    eueminhasplantinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, elas dão uma canseira na gente mesmo, rsrs, demoram para enraizar e crescer tb, sei que tem hormônios para esse fim, mas nunca usei, agora já notei que as folhas mais velhas, as lá de baixo são mais rápidas.
      Obrigada pela presença e carinho.
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Fátima,

    A propagação das suculentas, eu faço como você. E, como estou começando a mexer com cactos, ainda não sei muito.
    Eu preciso deixar o cacto que tirei de uma planta mãe, cicatrizar, ou já posso plantar assim que retirar?

    Sua coleção está linda. Já sabe que vai receber minha visita por muitas e muitas vezes.

    Obrigada por se dar ao trabalho de fazer um post tão lindo e explicativo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucinha, é um prazer te receber no meu jardim, seja super bem vinda, tá? Respondendo a sua perguntinha, os cactos que vc, corta e solta tipo um leite, precisam pelo menos de uns 3 dias em local ventilado e à sombra,já aqueles tipo bola que nascem ao redor da planta, eu retiro com cuidado, de luva grossa ou com jornal, e já planto e sempre dá certo.
      Agora vou lá conhecer o seu blog tb
      Obrigada pela visita, beijinhos!!!

      Excluir
  6. Adorei seu post, muito bom para aprender a multiplicar :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. own que lindo!!! <3 eu amo suculentas e cactos, adorei seu jardim!!

    ResponderExcluir
  8. OI FATY-andei ocupada com encomendas além de uma gripe que me pegou-adorei seu comentário no meu post...bjus amiga-DEUS A ABENÇOE LARGAMENTE...

    ResponderExcluir
  9. Como é interessante a multiplicação das suculentas! Adorei teu post, você explicou bem direitinho...
    Você tem cada suculenta linda!
    Tenha um ótimo final de semana!
    bjus!

    ResponderExcluir
  10. Fátima,

    Vim agradecer sua resposta e comentário lá no blog.
    Já coloquei algumas em coisas em prática, hoje mesmo.
    Um lindo final de semana! Abraços

    ResponderExcluir
  11. Querida Fátima!
    Que verdadeiro "berçário de cactos e suculentas" você criou,amiga! Realmente estas plantinhas admiráveis conquistaram o teu coração! Eu mesma também sou uma grande admiradora delas,embora confesse que tenha poucas delas por aqui, e infelizmente já perdi várias porque sempre achava que elas estavam com muita sede...(Rs...) Mas acho-as plantas fascinantes,que conseguem sobreviver na natureza enfrentando as condições difíceis do meio ambiente,ou seja, pouca água e sol intenso. São sem dúvida,plantas guerreiras! E eu fico daqui contente em ver todo esse teu carinho e dedicação em cuidar dessas valentes plantinhas, que antes de brotarem da terra,sem dúvida,brotam primeiro no jardim iluminado do teu generoso coração! Parabéns,amiga!!!
    Beijo grande pra ti e um lindo domingo!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga linda, que maravilhoso ver tanta dedicação e cuidado com essa fofinhas. Seus mini-jardins são lindos e o mais incrível é que você mesmo que planta e cuida até que fiquem do tamanho ideal para coloca-las no lugar. É um sentimento sem igual se dedicar aquilo que amamos, passa o tempo e a gente nem percebe que ficou ali por horas e horas né? Que bom...
    Tenho algumas por aqui e quero fazer um mini-jardim igual a um dos seus, tenho também um bonsai para colocar junto mas estou esperando um dia desses de folga para me dedicar, vamos ver se da certo hehe.
    Beijos querida!! Parabéns, parabéns...

    ResponderExcluir
  13. Ola Fátima!
    Adorei o post! Adoro ver seus mini jardim de suculentas!
    Bjs
    http://chacrinharosa.blogspot.com.br/
    http://minimibijoux.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga! qta dedicação com suas suculentas, as minhas cairam as folhinhas e deixei no chão , e não é que elas brotaram todas....já replantei!
    não tenho mta sorte com elas , minha irmã disse que é porque molho muito...nunca sei qdo querem água!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Oi Minha Amiga Querida
    Que trabalho mais LINDO!!!
    Adoro o seu Jardim
    Eu também não tenho muita Sorte com as suculentas, é porque molho muito

    Um Beijo Enorme e um Lindo Final de Semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  16. Que bom que estas de volta, senti sua falta.
    Um alegre e abençoado dia!
    Um espetáculo as suculentas!
    Bjssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  17. Olá! Adorei o seu blog. Amo plantas.Agora, preciso muito de ajuda para salvar o meu cacto mandacaru. Ele contraiu fungos e não sei como salvá-lo. Vc teria alguma dica? Obrigada!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei seu trabalho, como eu faço para comprar?

    ResponderExcluir
  19. Show! Adorei os seu comentários todos de muito valor, aprendi muito, estou iniciando o cultivo de cactos e suculentas e tenho buscado informações para tratá-las corretamente e bem e sua informações são nota 10. Bjs e obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Fátima, adorei seu blog e suas dicas. Sou apaixonada por suculentas mas estou tendo muita dificuldade em adquirir mudas. Até comprei, pela internet, sementes porém não germinaram. Se vc souber de algum site ou blog que comercialize, por favor, me informe.
    Ficarei muito agradecida.
    Maria Célia.

    ResponderExcluir
  21. Oie, nossa adorei seu site descobri a pouco tempo essa coisa de propagar as suculentas e estou tentando, confesso que varias folhinhas minhas já apodreceram Pq coloquei agua, moro em lugar muito quente e achei que elas iam gostar rs, mas agora estou deixando bem seca msm, se vc puder me responder fico agradecida, sobre o cacto, (aquele da terceira foto), você enterra mesmo tipo em baixo da terra? Rs ou só deixa em cima da terra?, e as suculentas de folhas mais fininhas tipo a da foto 5 vc consegue propagar por folha? Tenho uma bem parecida mas não da aqueles brotinhos em baixo dela. E vc deixa as folhas sicatrizarem antes de por na terra? Estou apaixonada pelas suculentas mas meus cachorros destruíram varias por isso quero propagar. Desde já agradeço viu. Bjao
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  22. Oie, nossa adorei seu site descobri a pouco tempo essa coisa de propagar as suculentas e estou tentando, confesso que varias folhinhas minhas já apodreceram Pq coloquei agua, moro em lugar muito quente e achei que elas iam gostar rs, mas agora estou deixando bem seca msm, se vc puder me responder fico agradecida, sobre o cacto, (aquele da terceira foto), você enterra mesmo tipo em baixo da terra? Rs ou só deixa em cima da terra?, e as suculentas de folhas mais fininhas tipo a da foto 5 vc consegue propagar por folha? Tenho uma bem parecida mas não da aqueles brotinhos em baixo dela. E vc deixa as folhas sicatrizarem antes de por na terra? Estou apaixonada pelas suculentas mas meus cachorros destruíram varias por isso quero propagar. Desde já agradeço viu. Bjao
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  23. Olá não estou conseguindo fazer mudas da suculenta que tenho as folhas cicatrizam e não criaõ raízes o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  24. Olá não estou conseguindo fazer mudas da suculenta que tenho as folhas cicatrizam e não criaõ raízes o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  25. Oi adorei seu blog, parabéns, tuas plantas são lindas, estou procurando como fazer mudinha do cactos Mandacaru, você sabe como faço? O que tenho é bem alto, mais de 2 metros.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  26. Só aqui achei sobre as mudinhas que nascem nos caules! Vc cortou um pouco do caule pra preservar as mudas? E a matriz ficou bem?

    ResponderExcluir
  27. oi seu texto me instruiu bastante sobre suculentas grato
    minha duvida e, os cactus ja enraizado... como e o cresimento delas? e rapido? demora muito.. pouco? digo cactus;

    ResponderExcluir
  28. Tenho cactos e suculentas em casa e agoara perdendo cultivar pois sera a lembrancinha do meu casamento não consigo para de pesquisa -las rssss 😍😍😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário