Rosa-do-deserto (Adenium Obesum)

Oi minha gente querida! A minha flor, ou rosa do deserto já deu várias floradas e foi crescendo e ficando com os galhos muito finos e altos, chegando a envergar com o peso das flores, deixei a florada terminar para    poder reenvasar e podar.
Vejam, cresceu tanto que tive que colocar um tutor para sustentar enquanto chegava o dia de fazer a poda, a poda seria preciso para a planta encorpar e também as raízes já estavam muito cobertas, era tempo de retirar do vaso e deixar as raízes mais à mostra.
Comecei então a poda de dois galhos, retirei do vaso, coloquei um substrato novo deixando as raízes mais descobertas, pois esta planta também tem outra atração, alem das suas belas rosas, o seu tronco, que forma verdadeiras esculturas com suas raízes.
Confesso que tive um pouquinho de medo de fazer esse procedimento e prejudicar a plantinha, que amo, mas, me informei, e é assim mesmo que tem que ser feito para a planta se desenvolver robusta.
E que alivio, quando vi  as primeiras brotações, então podei os outros galhos, rsrs que faltavam, agora com mais coragem.
No detalhe dá pra ver que a plantinha já está  cheia de novos brotos e que o procedimento de retirar do vaso e podar não lhe afetou em nada, as raízes que ficaram descobertas também já estão ficando com a cor natural e não secaram, como devem ter notado, deixei no mesmo vaso, só troquei o adubo.
Depois de alguns meses vamos ver a diferença, ela estava assim, a intenção é que ela fique mais esgalhada e quando florir novamente, tenha muito mais galhos para muito mais flores, rsrs, vamos aguardar, mas, como toda suculenta, deve demorar um pouquinho, né?
Foi assim que ela chegou, quando comprei, acho que já fazem uns três anos.
Estas rosas-do-deserto foi de uma exposição que fui, lindas !!!!!

Bom minha gente linda, este procedimento de reenvasar as plantinha, deve sempre ser feito quando:
O substrato estiver já sem nutrientes 

Quando as raízes estiverem saindo pelo orifício 
Quando a planta estiver muito grande em relação ao vaso
Outro indicio, poucas flores e muitas folhas
Obs: Evite trocar de um vaso pequeno para outro muito grande, o ideal é mudá-la para um vaso um pouco maior, assim a planta deve adaptar-se com mais facilidade
Quando for preciso cortar alguma raiz por ocasião do reenvaso, dese-se cortar algum galho também.
Depois de podar um galho coloque um pouco de canela em pó no local do corte, para cicatrizar e evitar fungos.
No caso da rosa-do-deserto, deixei no mesmo vaso para a planta não crescer demais.
Fonte de pesquisa: 1000 Dicas (Edição Especial Natureza)

Agradecendo a companhia de todos que sempre estão por aqui.
Abraços e fiquem com Deus!


Comentários

  1. Oiii, tudo bem? Com esse feriado prolongado resolvi visita seu blog, venha me visitar tbm, te espero
    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Fátima, linda!! Sua rosa do deserto, minha cidade é toda decorada com essa rosa é um charme só, aqui em cada bairro tem uma pracinha e em cada pracinha um jardim lindinho e lá as rosas acho linda.. e a sua então está fofíssima, um bom final de semana pra você, bjus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso conhecer sua cidade para apreciar as rosas do deserto

      Excluir
    2. Verônica qual é a sua cidade fiquei curiosa ?

      Excluir
    3. Verônica qual é a sua cidade fiquei curiosa ?

      Excluir
  3. Olá Fátima!!! Uaau, sua rosa-do-deserto está muito linda!!!
    Tenha um ótimo feriado!!

    ResponderExcluir
  4. Essa planta está linda. Eu já havia conhecido essa espécie antes, mas esta está muito linda mesmo..

    ResponderExcluir
  5. É uma planta linda!
    Creio que não existe aqui.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode compra sementes, elas germinam em 5 dias as minhas eu comprei no mercado livre.

      Excluir
  6. bela planta , ainda não tenho uma , mas logo, logo vou arranjar uma pra mim,há queria saber se você replantou agora no inverno , pois as minhas estou esperando para chegar a primavera para replanta-las. não tem problemas replantá-las agora?
    .

    beijinhos e bom fim de semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Si, eu moro em Fortaleza, e aqui no Ceará o nosso inverno é o período das chuvas, eu replantei neste período, chovia muito, e então eu coloquei em um local protegido, mas com bastante claridade, qd se faz o replantio é melhor retirar do sol ou da chuva até a planta começar a brotar, fiz assim. Mas se vc mora no sul ou sudeste, acho melhor esperar pela primavera.
      Beijinhos!

      Excluir
  7. Com tanto carinho não tem como não florir. Lindo, lindo!
    Bjs
    Mara

    ResponderExcluir
  8. Estão lindas suas plantas, Fátima.
    E aí faz tanto calor, quanto aqui.

    ResponderExcluir
  9. Olá,querida Fátima!
    Fiquei daqui encantada com a tua desenvoltura,cuidados e carinhos com tua linda "rosa do deserto"! Também tenho uma delas,amiga, mas ainda é bem pequena, e chegou aqui em casa no final do ano passado. Chegou a dar umas duas únicas flores e depois se aquietou...Mas acho que preciso ter mais cuidados com ela e adubar a terra do vasinho. Também me preocupo com o excesso de água que ela às vezes pega das chuvas,pois sei que essas plantas originárias de climas áridos não gostam muito dos dias chuvosos e úmidos aqui dos cariocas...(Rs...) E o pior mesmo é a minha mania de achar que as plantinhas em geral, estão sempre com sede...(Rs...)Mas ela é mesmo uma planta maravilhosa e de beleza exótica, e cujas flores,tronco e até raízes são pequenos tesouros desta incrível natureza!
    Uma semana muito linda e um grande beijo das flores daqui!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  10. Oi Fatima, como ela cresceu!
    vi uma outra postagem há um tempinho e tu me disse o nome , mas não encontrei poraqui, nunca vi.


    está linda1 uma ótima semana! bj

    ResponderExcluir
  11. Fátima,

    Que planta linda! Eu conheço de nome, mas nunca vi por aqui.
    Eu também fico um pouco receosa em fazer esses procedimentos, mas eles são necessários pra o crescimento e saúde das plantinhas.
    Aprendi muito com esse post.
    Linda semana! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Lindíssima.. o que o prana do sol faz pela nossa vida e por este reino que tanto nos encanta bjs linda noite

    http://lapidandoversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Fátima,
    Que planta diferente e linda!
    Mas é preciso dedicação!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. oi minha querida !!!!!!!! saúdades passei rapidinho pra deixar bjus e agradecer seu carinho de sempre olha a hora tarde estou indo dormi continui mi visitando amo seu carinho mil bjus ate...

    ResponderExcluir
  15. Bom dia flor!!! Sou louca por uma dessas, mas não sei se elas se dariam bem no frio aqui do sul... a sua está ficando linda! Bjos

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Fátima. Sabe dizer se esta flor atrai beija-flores? Abraço, Kattia.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Fátima. Sabe dizer se esta flor atrai beija-flores? Abraço, Kattia.

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma rosa do deserto de aprox. 5 anos. Fiz a 1° poda dela em conformidade (certinho). Após uma semana ela esta murcha dois dedos abaixo do corte isso e normal ou ela esta morrendo?
    Grato pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela deve ter ficado podre vc não teria regado muito
      ? e difícil essa planta muchar por falta de água mas quando tem exerço ela apodrece e parece estar mucha mas na verdade estar podre ai vc teria q cortar a parte podre e replanta la

      Excluir
  19. Olá Fátima, que bom que gosta de Adenium e tem um muito lindo. As flores são vermelhas, me parecendo ser a Red Aurora. Vi que teve medo de podar, mas este é um trabalho que estou sempre fazendo com os meus. Não sei se você sabe, sou produtora de Rosa do Deserto há oito anos e já aprendi muitos macetes com eles. É uma planta bonita e resistente, ideal para clima quente, como o nosso do Ceará, embora outras regiões estão cultivando com sucesso.
    Espero que tenha gostado da minha visita.
    Abraços,
    Vera Coelho

    ResponderExcluir
  20. Esses cuidados fazem bem.Linda! Ótimo dia e tudo de bom!bjs,chica

    ResponderExcluir
  21. Como eu gosto dessa planta!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Adoro essa planta, realizei as podas e replantei .... agora ela esta cheia de folhas e com varios botoes de flores.... meu receio que as flores nao abram, pois faz mais de um mes que estao assim e nao abrem.... o que devo fazer? Faço adubacao com farinha de osso 1 vez por mes

    ResponderExcluir
  23. Comprei minha rosa do deserto a uns 15 dias, morro no ES e suas folhas estão amarelando e caindo, mas ela está com botões. deixo-a em local que pega bastante sol e rego umas 3 vezes na semana mas pouca agua, pode me dizer por que suas folhas estão amarelando e caindo.

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma planta com o mesmo problema da sua...e peor...ela está doente.

    Gostei muito de suas dicas. Das que pesquisei foi a que mais gostei.
    Lucia Pontes.

    ResponderExcluir
  25. qual a melhor lua ideal para a poda

    ResponderExcluir
  26. Estou com uma muda dessa linda rosa e minha preocupação é que li que ela precisa de um adubo para florescer bastante e eu não sei que adubo é esse

    ResponderExcluir
  27. Cinco dias para germinar?? Que tudo. Comprei em um site 200 sementinhas. Terei muitas rosas. Aproveitarem bem suas dicas.

    ResponderExcluir
  28. BOA TARDE! TENHO UMA ADENIUM QUE APODRECEU O CAUDEX, E CONFORME FUI TIRANDO A PODRIDÃO, ACABOU NÃO SOBRANDO QUASE NADA, A NÃO SER ALGUMAS ESTACAS AS QUAIS AINDA ESTOU LUTANDO PARA ENRAIZAR (NÃO TENHO MUITA EXPERIÊNCIA).
    ACONTECE, QUE SOBROU INTEIRA UMA RAIZ COM UMA MINÚSCULA PARTE DA LATERAL DO CAUDEX, BEM ABAIXO DOS GALHOS. ESSA RAIZ JÁ DEU RAÍZES NOVAS E ESTÁ PARECENDO BEM SAUDÁVEL.
    ACONTECE QUE NÃO SAIU NENHUM BROTO. SERÁ QUE NÃO NASCERÁ NUNCA MAIS, POIS OUVI DIZER QUE SE PODAR ABAIXO DE ONDE DÁ FOLHAS ELA NUNCA MAIS BROTARÁ.
    O QUE VC ACHA?

    ResponderExcluir

Postar um comentário