Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Suculentas coloridas

Oi minha gente querida! As minhas suculentas ainda não floriram nesta primavera, mas em compensação estão super coloridas e lindas, assim...
Todo esse colorido se deve ao local a onde elas estão, sol pleno, é a permanência no sol que ajuda a intensificar a cor da planta.
Existem uma grande variedade de suculentas e de varias cores, mas quando na sombra ou meia sombra, a tendencia é ficarem verdes, mas tem as que não se modificam também, mantendo sua cor mesmo ao sol pleno.
As vezes é até preciso retirar algumas do sol, de tão pigmentadas que ficam, chegando a ficar feias, mas isso só acontece com algumas especies.
 Todas essas suculentas ainda estão em fase de crescimento, que é bem demorado, e aos poucos vão enchendo os vasos, nascendo mudinhas ao seu redor.
Sempre tenho varias taças destas de cerâmicas com mix de suculentas ou minijardins, pois como demoram a se desenvolverem, é bom que tenha muitas delas, umas já crescidas e outras se desenvolvendo
Nesta prateleira que fica voltada para o nascente elas pegam muito sol e o melhor, o da manhã, e como aqui tem bastante vento, elas logo ressecam, e por isso são regadas todos os dias ou dia sim, dia não.

#dicasdejardinagem
Tire o pó dos cactos com a ajuda de uma escova de dente velha, Elas fazem a limpeza e você não se machuca e nem prejudica os espinhos da planta.

Bom minha gente, hoje mostrei as suculentas coloridas pelo efeito do sol, espero que vocês tenham gostado. Agradeço a companhia e aos novos seguidores.
Abraços e fiquem com Deus.

sábado, 26 de setembro de 2015

Mudas de cactos e suculentas.

Oi minha gente querida, hoje venho com as plantinhas que são minha paixão: Cactos e suculentas.
Muitas destas plantinhas foram multiplicadas aqui, através de suas folhas, ou estacas, como já mostrei, as folhas que caem ou você retira, logo enraízam e formam uma nova mudinha.
E se você for plantando, sempre terá novas plantinhas se formando como estas.
Eu tenho tido o cuidado de fazer essa multiplicação, já que preciso fazer os minijardins e os arranjos, para minhas exposições, oficinas e vendas.
Tenho vários tipos de embalagens, e tamanhos de vasos, com cartão, de acordo com a ocasião, como para o dia das mães, aniversários ou eventos corporativos.

Todas estas já foram vendidas, presentear e dar lembrancinhas verdes é uma opção ecologicamente correta e duradoura e alem do mais são lindas.

#dicasdejardinagens
Adubo orgânico x químico
Prefira adubos orgânicos, eles são absorvidos mais lentamente, para não superadubar as plantas. Os inorgânicos agem mais rapidamente e tem concentração mais forte, use só quando a planta estiver com deficiência de nutrientes.
Sempre regue depois de adubar, a água ajuda a diluir o produto e ajuda  incorporar ao solo.

Bom minha gente, espero que vocês tenham gostado dos meus arranjinhos, é um trabalho que só dá prazer, adoro fazer. Desejo à todos um bom domingo com muita paz
Abraços e fiquem com Deus!

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Primavera

Ela chega trazendo alegria, deixando a paisagem colorida, alegre e cheirosa com suas flores que desabrocham generosas nesta época, uma estação linda que a natureza nos oferece, um presente!
No meu jardim a primavera chegou assim:
Orquídea Dendrobium Crumenatum (orquídea Pipoca) pipocou de flores.
A Mini-lacre se cobriu de flores e mais flores
A Triális iluminando o jardim em tom de ouro
E o Hibisco fez uma cascata de flores, ..
Amo!!! Amo tudo isso!

Dicas de jardinagem:
A primavera é tempo de adubar as plantas ornamentais. Escolha opções de adubos entre: esterco de gado bem curtido, farinha de osso e a torta de mamona, o NPK  4-14-8 é outra boa opção.

N- Nitrogênio, estimula a brotação e o enfolhamento.
P - Fósforo, responsável pela produção de energia,incentivando a floração e a frutificação.
K- Potássio, fortalece os tecidos vegetais tornando as plantas mais resistentes.
Ex: o NPK  4-14-8, quer dizer:
4%    de nitrogênio
14% de fósforo
8%   de potássio

Que a primavera seja linda e feliz pra todos nós!
Abraços e fiquem com Deus.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

A reforma.

Oi minha gente, hoje vou mostrar como ficou a outra casa que estávamos morando antes, depois da reforma.
Quem acompanha o blog, deve se lembrar que tinha um atelier enfrente a casa, e o jardim ficava entre os dois, com a mudança pra nossa antiga casa, que fica do lado desta, resolvemos derrubar o atelier, e deixar a casa livre para poder alugar.
O atelier foi ao chão, e também a última lembrança da minha antiga confecção, foi uma sensação de perda e alivio ao mesmo tempo, não adianta querer algo que não dá mais certo, agora é deixar a casa pronta pra alugar e tocar o barco pra frente, pra outras paradas.
Foram dias e dias de trabalho, muito entulho para ser retirado, o galgão tinha 80 metros quadrados, madeira e telhas, muita mão de obra, e as chuvas também deram uma canseira, rsrs.
Depois de por abaixo o galpão, era preciso fazer a retirada de uma parte do piso para fazer o jardim, que teria que ser o mais simples possível, pois pra alugar, já me bastava a experiência da outra casa, né?
Então optei por pedras e um gramado, e mantive as plantas que já existiam, nada de muitas plantas.
Mas como eu não tenho jeito mesmo, plantei um pé de sapoti enxertado, ai no meio, pra fazer sombra e dá uns frutos docinhos.

Usei brita, seixo rolado e argila expandida para fazer esse pequeno paisagismo e evitar colocar mais grama e mais plantas,  afim de facilitar o trabalho dos futuros moradores. e quem sabe o meu, depois, rsrs.
O ipê de jardim, e a plantinha dos pássaros, foram bem podados,mas já estão floridos e bem bonitos como antes.
A tuia também já está mais bonita, e com mais espaço, pois antes tinha a parede do atelier muito próxima, e agora ela pode se espalhar melhor.

E então, vocês gostaram de como ficou a frete da casa, do jardim? A casa já tinha sido toda reformada antes, agora só pintura, e está com aspecto de novinha em folha, esperando pelos moradores.
Bom pessoas, eu estava bem ocupada com tudo isso, e as outras obrigações, e um novo trabalho (depois conto) mas graças a Deus, terminou, e já estou me sentindo mais motivada pra concluir, mesmo que devagar o jardim de casa.
Obrigada pela companhia, abraços e fiquem com Deus.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Um jardim destruído, mas vamos reconstruir.

Oi minha gente querida! Quando resolvemos voltar para nossa antiga casa, eu já sabia que não seria só fazer a mudança, era muito mais... dava pra perceber como tudo estava sem cuidado, muita sujeira, o jardim da calçada sem manutenção, morreu, a unha de gato cresceu tanto que estava atrapalhando a passagem, enfim um abandono...Vamos ver algumas imagens chocantes:
O mato tomava conta, parecia que ninguém marava ali há anos, quando entrei tomei um susto.
Sabe, me bateu um desanimo, muitas plantas mortas, era preciso fazer uma limpeza radical, nem sabia por onde começar...
Então pensei que iria fazer as podas, aproveitar as plantas que ainda dava pra salvar, limpar e adubar, e depois veria como fazer um novo jardim,
E começamos podando a unha de gato, deixando o muro livre dos galhos que estavam enormes e atrapalhando o passeio.
Na parte de dentro, foi feito a limpeza dos canteiros, a retirada dos matos, que virou uma peste, até hoje não conseguimos dá conta de acabar com eles, e fizemos uma boa adubação e com estava no periodo de chuvas, elas ajudaram bastante,
E o canteiro de mini-laque já começa a dá o ar de sua graça e mostra que está feliz com a volta de sua dona, rsrs.
Veja a prova de como o carinho e os cuidados fazem a diferença, esse canteiro estava quase morto, cheio de galhos secos, dá pra ver na primeira foto, e depois deu essa reagida com uma linda e generosa florada,
Confesso pra vocês que ainda não refiz o jardim, depois que mudamos, fomos fazer a reforma da outra casa, e deixei o jardim pra depois, mas já estamos trabalhando nos canteiros do lado do murro, que resolvemos plantar só frutíferas, medicinais e a horta tão desejada, logo vou mostrando.

Bom minha gente, vocês entendem como eu fiquei desanimada, até não tinha motivação pra fazer essas postagens, que havia prometido, mas tudo passa e já estou mais animada, só que ainda estou esperando uma boa inspiração pra fazer o outo lado do jardim.
Obrigada pela companhia de sempre e bem vindo os novos seguidores, adoro ver gente nova chegando.
Abraços e fiquem com Deus.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

5 anos de blog

Oi minha gente! Enfim tô chegando por aqui, depois de tanto tempo sem postar, e ainda pra falar do aniversário do blog atrasado, na verdade ele fez 5 anos em agosto, mas passou desapercebido, devido tanta coisa na minha cabeça e também tanto trabalho.
Mas enfim, ainda dá tempo pra me redimir, afinal nesses 5 anos tantas coisas boas aconteceram aqui, principalmente "conheci" tantas pessoas maravilhosas, aprendi tantas coisas e também pude mostrar minhas plantinhas, meus minijardins...
Então selecionei alguns dos meus minijardins, para essa data, são todos novos, que venho cultivando devagarinho nesses últimos meses, coisa que não deixo de fazer, mesmo no meio da minha correria, é tirar algumas horas nos dias possíveis pra poder jardinar, me renova, me faz bem.
Gente o meu jardim ainda está super bagunçado, tivemos que fazer uma verdadeira limpeza, retirada de plantas que estavam morrendo, o jardim ficou pelado, vou mostrando depois, então por enquanto tenho dado mais foco na manutenção dos minijardins, para futuras exposições.
E não se pode descuidar mesmo da manutenção, depois do período de chuvas, muitas plantinhas ficaram avaliadas, tive que replantar,  retirar as partes danificadas, adubar e logo elas começaram a se recuperarem, e estão ficando cada dia mais viçosas.
Cada vasinho que é plantado, vai se transformando num belo arranjo, demora um pouco sim, mas o barato dessas plantinhas é justamente essa demora, assim elas se mantem lindas por muito tempo.
Como já contei, comecei a cultivar cactos e suculentas em 2006, e de lá pra cá, cada vez virou paixão, e não imaginava que um dia iria expor e dá oficinas de minijardins, coisas que hoje venho fazendo e amando fazer.
Bom minha gente querida, espero que tenham gostado das imagens que selecionei para lembrar os 5 anos de blog, e aproveito pra pedir desculpas por minha ausência, mas prometo que esterei mais presente, já estou mais adaptada a minha nova rotina e entrando no ritmo do meu dia-a- dia, que inclui meu blog, coisa que amo.
Ah, não podia deixar de agradecer, mesmo não fazendo quase postagens, vi que vocês não me abandonaram, tal como pedi, então obrigada, viu?
Abraços e fiquem com Deus.