Romã e jabuticaba

Oi minha gente, hoje vou mostrar essas duas plantas do meu jardim, a romã e a jabuticabeira. Dizem que a romã é simbolo de prosperidade e que é muito bom comer as suas sementes na passagem do ano, e como estou com vários frutos maduros, não custa nada tentar...
E até porque foi um ano difícil, de crise financeira entre outras coisas, e vale fazer simpatias para atrair coisas boas, então vamos fazer a da romã.
A romã também é muito decorativa, tanto suas flores e frutos que atraem beija-flores, as suas sementes são muito usadas na culinária e a casca é medicinal. um fruto completo.
Aqui acima, o pé de jabuticaba cheio de frutos verdes, não sei de nada sobre alguma simpatia com a jabuticaba, só sei que seus frutos são uma delícia.
Com os frutos já madurinhos, o período de frutificar é super rápido, acho que uns 15 dias, e desde que  botou frutos pela primeira vez, não parou mais, sempre está florindo e dando novos frutos.
Uma pequena mostra de uma das colheitas, o pé é ainda pequeno, só tem um ano e pouco que plantei a muda, já grandinha, e espero que daqui pra frente ela continue se desenvolvendo e dando muitos frutos.
E para não perder o costume, termino com essa linda echevéria, uma das minhas suculentas preferidas. 
Quero desejar um feliz natal e que 2017 seja um ano bem melhor pra todos nós, com mais paz, mais delicadeza , mais prosperidade, mais amor e que Jesus esteja sempre presente na nossa vida.

Beijos e fiquem com Deus.

Comentários

  1. Ese fruto no lo conocía , Roma y jabuticabeira no existe por acá debe ser el clima ,,Deseo que tengas una feliz Navidad y un próspero año nuevo junto a tus seres queridos
    Cariños

    ResponderExcluir
  2. Romãs temos muitas, as plantas dão-se bem em Portugal, mas neste momento não têm flor, que virá na primavera! os frutos são de outono. Gosto muito delas1
    Li que:
    Curiosamente, o fruto em questão tomou em Portugal (caso único na Europa ocidental) um nome derivado da língua árabe (rumman)!
    abraços
    Feliz Natal :)
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Como conseguiu essa jabuticabeira? Gosto muito.
    Como com casca e com caroço.

    ResponderExcluir
  4. Feliz Ano Novo!
    Seguimos nossa caminhada na construção de um mundo mais justo, fraterno, humano, harmonioso e de doação.
    Todos somos promotores da Paz...que começa em nossos corações e se estende a tudo que nos rodeia!!!
    Obrigada por fazer parte da minha história de vida!
    UM ABENÇOADO 2017!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá minha amiga! Estou agora no facebook, poderia me adicionar? Pois não a encontrei.. meu perfil é https://www.facebook.com/angelacristina.menegotto
    Me adicione lá!
    Até mais querida amiga

    ResponderExcluir
  6. Olá, Fátima
    Em Portugal há muitas romãs, estamos agora no tempo delas.
    Gosto bastante de romã.
    Jabuticaba não temos cá em Portugal, e o que é estranho é que nem sequer há nas lojas, à venda, quando há todas as frutas tropicais, até as menos conhecidas...

    E agora que o Natal passou... desejo que tenhas uma excelente passagem de ano, e um 2017 pleno de felicidade.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  7. Por cá, na passagem d' ano comemos 12 passas de uvas, mas gosto muito de romãs, tirar os bagos é que é um 'tormento'!
    (⁀FELIZ 2017⁀) ❤❤✫¸.• e um abraço amigo¸.•°”˜˜”°•.✫

    ResponderExcluir
  8. Olá Fátima, Dei uma fugidinha e passei aqui, para te desejar um belo ano novo e muitas bençãos pra vc, adorei seu pé de româ, está lindo carregadinho de frutas, adoro jabuticaba, é tão bom ter frutas no quintal não é mesmo?
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. A gratidão é a memória do coração!
    Obrigada querida, pela sua amizade sempre tão amável, fico
    feliz em saber que em algum lugar desse mundo você existe. e
    agradeço a Deus por sua atenção carinhosa!
    Muitíssimo obrigada por compartilhar comigo os 04 anos do blog
    Algodão Tão Doce!!!!!!!
    Um big abraço, Marie.

    ResponderExcluir
  10. Fátima, um grande abraço neste Ano Novo!...
    Lindas frutas...
    Muita paz e felicidades.....................

    ResponderExcluir
  11. Fátima querida, não fique triste se chamo essa terrinha que vc gosta, de porcaria.
    É a minha avaliação. Não é a sua.
    Para mim é porcaria mesmo.
    Sei que tem quem goste. Não é o meu caso.
    Portanto, querida amiga, nada de ficar triste, viu?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Fátima
    A minha postagem, realmente é a vida em si que acomete muitas pessoas, as vejo desacreditadas, mas sempre digo que Ele tudo pode.
    Adorei suas frutas e plantas.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  13. Fátima passei para deixar um beijinho.
    Maria

    ResponderExcluir
  14. Hello, minha querida Fátima!
    Que fofuras, lindos demais amiga!
    Prosperidade, saúde e paz sempre!

    Feliz 2017 junto a sua família, fiquem na paz de Jesus!
    Bjoos no seu ♥

    ResponderExcluir
  15. OLÁ QUERIDA, TENHO ESSAS FRUTAS NO MEU MATO...SÓ ME FALTAM AS SUCULENTAS..PERDI TODAS QDO FIQUEI DOENTE.


    BJSS E BOA SEMANA!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Fátima
    Revendo a sua postagem... e agradecendo sua visita à minha "CASA", te desejo dias muito felizes.
    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  17. Oi,Fátima! Vim agradecer teu carinho conosco pelo niver de casamento e vejo aqui que não tinha visto o post novo! Lindo, como sempre! beijos praianos e que 2017 seja de muita saúde e realizações! chica

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Fátima!
    Que bom que mostrou seu pé de romã. O meu está cheio de frutos, pela primeira vez e fiquei na dúvida de quando colher por causa desse pedacinho de flor que fica embaixo rsrs.
    Suas jabuticabas me deram água na boca (amo!!!) e também plantei um pé na caverna, mas ainda não deu fruto.

    Um ano lotadinho de bênçãos pra você.
    Abração esmagador.

    ResponderExcluir
  19. Oi Fátima adoro jabuticabas, plantei dois pés,
    mas só um vingou. Mas dá poucas jabuticabas pois tenho
    uma arvore que cresceu muito e ele ficou embaixo.
    Bom final de mês.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário