Multiplicando cactos e suculentas.

Oi minha gente querida, tudo que divido aqui sobre o cultivo de cactos e suculentas, é resultado da minha experiência pessoal que venho adquerido desde 2006 quando comecei a colecionar essas plantinhas, claro que pesquisei e continuo pesquisando, e acho que hoje em dia, plantinhas & eu nos entendemos muito bem.
Um tema muito batido é a multiplicação das plantas suculentas, acho que todo mundo ou quase, todo mundo já sabe, que suas folhas viram mudinhas, que seus talos ou estacas são fáceis de pegar e virar mudinhas e que muitas, como essa da foto, nascem filhotinhos ao seu redor e se faz muitas mudas.


Esse cacto estava cheio de filhotinhos que retirei bastante e fiz muitas novas plantinhas.
Dos dedinhos de moça já fiz muitas mudas. cestas e arranjos, são fáceis de multiplicar, seus dedinhos enraízam até fora da terra e suas hastes também são outra opção muito boa pra reprodução.

Um outro tipo de dedinho de moça, o roxo e com mini rosinhas amarelas, esses são mais difíceis de multiplicar, ainda não consegui fazer uma cesta bem cheia com eles, mas vou tentando...
   Sempre tenho vários vasos com folhas pra germinar e muitos vasinhos com plantinhas crescendo, adoro !
Bom minha gente, hoje mostrei mais um pouco dos cactos e suculentas, se reproduzindo e crescendo, e quem gosta de jardinar, sabe o quando é bom tudo isso.
Abraços e fiquem com Deus.







Comentários

  1. Que lindo esse teu trabalho e em cada vasinho, o carinho teu! Vale muito! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Linda coleção, Fátima. Beleza e dedicação sempre presentes por aí...
    No Vida & Plenitude tem uma foto sua no último post.
    Bom sábado! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volto p deixar um grande abraço...
      Muita paz neste novo mês... Que Abril seja abençoadíssimo p vc e família...
      Tchau...

      Excluir
  3. Fazem rapidamente muitos filhinhos e sem grande técnica!
    são plantinhas maravilhosas :)
    bom fim de semana !
    Angela

    ResponderExcluir
  4. Olá Fatima
    Você está vendendo? Antes eu fazia muitas mudinhas, mas como não tinha com quem compartilhar ou trocar eu parei de fazer tantas mudinhas.
    Bjs e bfs

    ResponderExcluir
  5. Lindo de ver suas plantinhas e apreciar suas dicas e cuidados.
    Não sabia que tem esse nome,dedinhos de moça.Ganhei um vaso com essa plantinha da minha mãe,realmente brota muito facilmente.
    Beijos,bom domingo e boa semana Fátima

    ResponderExcluir
  6. Olá, Fátima
    Quanto amor e dedicação você coloca nestas plantinhas!
    O resultado está à vista...
    Gosto especialmente dos dedinhos de moça, acho um cacto (ou suculenta...) muito bonito.
    Gostei muito de visitar uma vez mais seu jardim.

    Bom final de Domingo
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  7. Que coleção linda de catos.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  8. Se é bom... quando começamos a brincar com isso, nos distraímos e criamos um novo amor.
    Linda sua coleção e muito legal ver suas mudinhas. Eu preciso fazer mudinhas de várias minhas, mas preciso arranjar um tempinho.
    Adorei a treliça azul apoiando os vasinhos.

    Bom saber que temos a mesma meta. Precisamos alcançar muitas pessoas para nossa causa, afinal o mundo precisa desesperadamente de amor.

    Abraços esmagadores e feliz semana.

    ResponderExcluir
  9. Quanto carinho e dedicação com as tuas plantinhas Fátima. Elas agradecem ficando assim lindas. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá Fátima querida! Um lindo post, amiga! Sempre compartilhando conosco tua experiência e conhecimentos em jardinagem. Admirável esse teu trabalho e os cuidados que dedicas às tuas plantinhas com tanto amor. Uma coleção maravilhosa!
    Muito grata pela carinhosa visita, que sempre me faz feliz!
    Um beijo, com carinho.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Fátima, passei para agradecer seu olhar aos céus paraibanos lá no blog da Chica.Adorei o que aqui vi, sua dedicação ao cultivo de cactos merece odos os aplausos.
    Tenha um bom dia!
    Abraços@

    ResponderExcluir
  12. Achei o post muito informativo.
    Ainda bem que existem as vocações, é preciso pessoas como a Fátima para fazer estes trabalhos.
    Parabéns e um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  13. Olá minha amiga
    Como é bom estar com vc
    Suas plantinhas sempre lindas e delicadas... amo!!
    Saudades
    Grande abraço flor

    ResponderExcluir
  14. Sempre lindas suas suculentas, ontem fiz uns vasinhos, plantei só na terra de compostagem preparada é assim mesmo? ou de outra forma? vamos ver se vão em diante, estou tentando!

    Bjsss querida.

    ResponderExcluir
  15. Que delicia é trabalhar com plantas, amo.
    seu jardim me encanta. Um fim de semana abençoado.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  16. Que lindo teu blog, amei conhecer ! Também sou apaixonada por essas plantinhas ! Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  17. são mesmo queridas essas plantinhas! também tenho um vaso deles na minha varanda , e fazem tantos filhotes !!!
    não precisam de muita água! são felizes em qualquer sitio
    beijinhos
    Angela

    ResponderExcluir
  18. Oi Fátima, plantei umas folhas pequenas de um cacto e já faz 2 meses e nem sinal de vida.
    Mas não morreram.

    ResponderExcluir
  19. Olá Fatima
    Espero que esteja tudo bem com sua mãe, aqui o negocio também está tenso, mas vamos seguindo com fé ne´.
    Bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá minha amiga querida !
    Um abraço e meu carinho.
    "Eu te desejo a PAZ...
    E tudo que nela couber..."
    Boa noite !!

    ResponderExcluir
  21. Oi Fátima,
    Lindo os seus cactos
    Que mãos divina!
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, minha querida!
    Quanta coisa linda, amei as dicas das mudinhas!

    Tenha uma abençoada semana!
    Bjoos no seu ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário