Terrários de cactos e suculentas.

Oi minha gente querida! Ando de amores por terrários, nem sei por que fiquei tanto tempo sem fazer,  eles nos dão muitas opções de criação e é muito divertido de fazer.  Hoje vou mostrar alguns que fiz e um modo pratico de como montar.
Vamos ver a montagem, eu faço desse jeito:
Faço uma cama com pedriscos, pego potinhos de manteiga ou iogurte, (vai variar de acordo com o tamanho do terrário) coloco o substrato para plantar as mudinhas, desse modo elas ficam dentro do vasinho e a terra não vai se misturar com as pedras que vão servir de acabamento.
Para colocar o pote com as plantinhas dentro do vidro, usei fitas e fui deslizando pra dentro, centralizando e depois é só puxar as fitas.
Ai estar, depois de colocar a planta dentro do terrário, o próximo passo é fazer o acabamento.
Para que cubra todo pote  de manteiga, com o auxilio de uma folha de papel vá colocando aos poucos as pedrinhas, rodando o vidro, até cobrir tudo.
Usei pedriscos cinza, rosa e branco,  depois é só regar duas vezes por semana, dependendo do seu clima.
Esses potes de vidro não são os ideais para se fazer terrários, pois são muito grossos e atrapalha um pouco a visão das plantas, aqueles mais finos e transparentes são os mais apropriados para esse fim, mas como esses potes estavam sem uso, pois as suas tampas tinham se quebrado, aproveitei assim mesmo. 
Já desse tipo são mesmo para se fazer terrários, comprei alguns, e aos poucos vou fazendo, também usei o mesmo método de plantar as mudinhas nos potinhos, neste foram três potinhos pequenos, depois coloquei pedriscos e por último fiz uma cobertura com musgo, também um excelente acabamento, além de ficar bonito, também serve para manter a plantinha por mais tempo sem regar.
A dica principal para se manter os terrários sempre bonitos, é não deixar ao sol, somente a claridade é o suficiente para que eles se mantenham bem, as regas, já que fiz furinhos nos potinhos e deixei uma camada de pedriscos para receber a drenagem, aqui eu rego duas vezes por semana, mas se o seu clima for mais frio ou mais úmido, ai acho que uma vez por semana ou mais dias.
Bom essa é uma forma de fazer terrários e eu acho uma das melhores, a grande maioria faz mesmo com as plantas soltas, e ficam também bacana, mas assim a vantagem é que o terrário fica sempre com o aspecto de novo.
Bom minha gente por hoje é só, agradeço a visita de todos que sempre passam pelo meu jardim, adoro!!
Feliz dia dos namorados, ou melhor noite dos namorados, com muito amor e carinho.
Abraços e fiquem com Deus.

Comentários

  1. Fátima querida, amei o passo a asso, muito bom. Dá até vontade de fazer, mas já vamos mudar outra vez, ai fica a duvida. Os seus estão lindo, parabéns. Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  2. Fátima,
    Simplesmente amei esse método.
    Eu já fiz vários, com as plantas soltas. Confesso, que eles ficaram bonitos por um tempo, mas depois, não ficam com aparência boa.
    Deu vontade de fazer um agora, mas já é hora de dormir. Rs
    Amei de verdade. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que beleza de terrários e tu mostraste muito bem, explicando todo o procedimento! Legal! Adorei! bjs, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  4. Olá Fatima
    Eles são muito fofos, seu talento com os mini s e agora terrários voce é craque, eu também nem sei por que ainda não fiz kkkk.
    Bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fátima, mais novos trabalhos muito bonitos! Lindos mesmo!...
    Um bom feriado e o meu abração...

    ResponderExcluir
  6. Oi Fátima,
    Lindos demais
    Vou dar o nome do seu blog, ele adora plantinhas.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  7. Oi Fátima!! Eu gostaria de fazer alguns terrários e ando encantada com os mini-mundos, também. Mas não estou conseguindo, nem realizar ou colocar em prática projetos já comprados e iniciados.
    Espero um dia, conseguir criar um terrário. Até lá, fico me deliciando com os teus!
    Bom feriado!

    ResponderExcluir
  8. Olá Fátima!
    Estou encantada com tanto capricho e carinho pelo que faz. E tudo está muito bem explicado e ilustrado. Parabéns!
    Um beijinho e prazer em conhecê-la.

    ResponderExcluir
  9. Que bonitos terrários, e muito bem explicado gostei muito. Beijinhos bom fim de semana.
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Postar um comentário