Dedinho de moça (sedum morganianum)

Oi minha gente. Hoje venho mais uma vez com a suculenta dedinho de moça, e aproveito para falar um pouco sobre o seu cultivo.

São plantas perenes e de fácil cultivo, o substrato ideal é uma parte de terra de jardim, uma de areia de rio e uma de adubo, que pode ser húmus de minhoca ou outro de sua preferencia, para que tenha uma boa drenagem.
Pode ser cultivado à sol pleno e também a meia sombra, desde que tenha uma boa iluminação, como toda suculenta, não precisa de muita rega, bastando de uma a duas vezes por semana, dependendo do clima local. suporta o frio, mas não tolera geadas.
São de fácil multiplicação, através de suas hastes ou dedinhos, que logo começam a enraizar, suas flores são pequenas e na maioria rosas( as minhas ainda não deram o ar de sua graça) 
Como são plantas pendentes, ficam próprias para vasos suspensos, jardins verticais e vasos altos, acrescentando  beleza e deixando os jardins mais especiais.
Bom minha gente, por hoje é só, se alguém quiser saber algo mais, pode perguntar, terei o maior prazer em responder.
Obrigada à todos que sempre visitam o meu jardim e deixam seus comentários e também à todos que passam por aqui.
Abraços e fiquem com Deus.

Comentários

  1. Fátima eu adoro essas plantinhas e não sabia o nome!Adorei! bjs,de volta,chica

    ResponderExcluir
  2. que linda floresta ao contrário Fátima!
    e o nome é muito gracioso :)
    bom domingo para ti
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, Fátima.
    E quando vi escrito "dedo de mocinha" pensei na Pimenta.
    Até comprei essa pimenta e vou plantar.
    Vc tem pés de pimenta?

    ResponderExcluir
  4. Olá Fátima, na minha terra há uma planta selvagem que aparece aos molhos em paredes de granito ensolaradas, principalmente nos períodos mais chuvosos e húmidos e era muito utilizada nas minhas brincadeiras infantis, usava-a para “cozinhar” arroz e canja, mas não me recordo haver um nome próprio para a designar, eu chamava-lhe planta do arroz.
    Quem sabe o dedinho de moça tenha sido desenvolvida a partir desta planta selvagem? É que é muito semelhante. Na Primavera deita florzinhas rosa e acho que brancas também.
    Abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  5. Lindas plantas! Fico sempre admirada com esse tipo de suculenta, Fátima!...
    Um bom domingo... Bj

    ResponderExcluir
  6. Que coisa linda minha amiga, lembrou minha mamis que tinha uma que arrastava no chão, não sei que foi feito dessa planta.
    Tenho uns vasinhos mas ainda estão pequenos, qdo fotografar te mostro,gosto delas na sombra pois a cor é mais bonita!
    Tenha uma semana iluminada bjssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi Fátima
    Rodei um pouco suas postagem para mostrar ao meu filho ele adora.
    Tudo aí é muito lindo
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha visto essa suculenta, é linda!
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  9. Oi Fátima:
    Já passei pela artrite, artrose, osteoporose e aguentei. Agora são dores nos nervos dos pés não tem cura . Já fiz de tudo, tomo remédios caríssimos para aliviar, aí aproveito e durmo.
    "Não há bene que se perdure e nem male que nom tena fini".
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  10. Olá Fátima! As suas suculentas são enormes! Muito bom aspeto! Gostei! Bjs e feliz semana.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Fátima
    Que maravilhosos dedinhos!
    São um verdadeiro espanto. Tenho visto muitos, mas nunca com a beleza destes.
    É uma das suculentas de que mais gosto, mas não tenho tido muita sorte, talvez não as tenha tratado convenientemente...

    "Ver-nos-emos" em Setembro.
    Até lá desejo dias muito felizes.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  12. Olá minha linda amiga
    Que saudades daqui de vc hehe
    Amei receber vc aqui ...querida!!
    Então, avida passa os dias também. A gente fica velho e nem se da conta né. Obrigada por tanto carinho
    As sus plantinhas são liiiiidas Acho essa uma graça, mas essa ta demais de linda, parabéns
    BEIJA GRANDE NO SEU CORAÇÃO E PROMETO VOLTAR LOGO.

    ResponderExcluir
  13. Olá, minha amiga!
    Que coisa mais linda, o seu jardim é uma benção!
    Parabéns pelas lindas fotos e plantas!

    Que a paz de Jesus esteja sempre em seu lar!
    Beijos no seu ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá , adoro suas suculentas, seu jardim é um sonho! Adoro vir aqui!
    Bjss e bom fim de tarde

    ResponderExcluir
  15. Oi Fátima,
    Ainda dói muito o pé, por conta aumentei a dose do remédio, doeu o dia inteiro, agora melhorou, agora já posso dormir
    Vou colocar uma postagem por semana.
    Êta jardim lindo!
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  16. Fátima, passei para desejar um Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  17. Olá Fatima
    Adoro visitar seu cantinho, adoro esta planta, tenho varias, Beijão grande.

    ResponderExcluir
  18. Olá Fátima! Olhando essas linda caqueiras, me bateu uma saudade das que já tive com essa planta. Eram lindas assim. Amo vir aqui apreciar tanta beleza. Tenha um lindo e abençoado fim de semana. Abraços

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Fátima!
    Acho lindas e tenho, mas bebês ainda rsrsrs. As da mãe são senhoras e estão sempre bonitas assim como as suas e já deram as flores. Achei tão bonitinhas, tão delicadinhas...

    Obrigada pelo carinho com a casinha.
    Que Agosto seja um mês lotadinho de bênçãos para nós.

    Abraços esmagadores e feliz semana.

    ResponderExcluir
  20. Verdadeiras cachoeiras da beleza k.
    Abraços.
    janicce.

    ResponderExcluir

Postar um comentário