Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A beleza das folhas

Claro que as flores são mesmo as rainhas de qualquer jardim, isso ninguém discute, são mesmo extraordinárias. Muitas vezes não reparamos na beleza das folhas, com seu colorido, suas texturas, e formatos, algumas são tão lindas e diferentes que mais parece uma obra de arte, é o caso dos caládios e de muitas outras. Fiz algumas imagens de folhas do meu jardim:
São todas muito lindas e dão colorido ao jardim, adoro!!
Abraços

sábado, 24 de setembro de 2011

Mini-Jardim

Gosto de pegar um vaso e ir fazendo composições, misturando cactos e suculentas, ou só cactos e só suculentas de vários tipos alternando cores e formatos, colocando pedrinhas, fica super bonito, um verdadeiro arranjo permanente, prontinho pra enfeitar qualquer ambiente.

 Este mini-jardim, fiz pra presentear minha prima e amigona Angelica, que assim como eu, adora e coleciona cactos e suculentas, vivemos trocando presentes de plantas, e com isso, vamos aumentando nossa coleção.
Iniciei assim, colocando as coisinhas nos seus cantos, e vendo se ficava legal.
Plantinhas escolhidas para preencher o jardim
O murinho de pedras fiz um dia antes, colei com cimento, é, ficou + uo - eu sei, rs.
Começando a colocar as pedrinhas e plantinhas
Optei por pequenas mudas para elas irem crescendo aos poucos
Veja por este ângulo, ficou bonitinho, neh ?
Detalhe de um lado
Detalhe do outro lado
A casinha mais de perto, com sua calçada e vasos com plantinhas
 Bom gente, é isso, um mini-jardim, que curti muito fazer, adoro todo o processo, e quando fica pronto, dar vontade de fazer outro, rs, minhas amigas vivem dizendo que eu deveria fazer pra vender, é uma idéia, quem sabe?

Aproveito para agradecer a companhia das pessoas que estão começando a seguir o meu jardim é assim, vocês não imaginam como fico feliz! Agradeço tambem as visitas daqui do Brasil, japão, China, Uruguai, Estados Unidos, Alemanha e Portugal

Abraços e um bom final de semana!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mais flores : É primavera !!!

Um mix de flores do meu jardim é assim...


Quero dedicar este post ao povo japonês e chinês, que estão as voltas com a força da natureza, desejando que passe logo esta "fase" e a natureza volte, calma e tranquila, mostrando sua face mais bela, quando tudo se normalisa e o céu anuncia dias lindos... Pois é assim, tudo passa... e dias melhores virão.
Passei hoje como faço sempre, pelo blog "lost in japan" e o Alexandre está com um texto que traduz muito bem, o que é viver, o que é a vida, lá o povo vai vivendo, com o que se tem de bom e de ruim, como aqui em nosso país também, vivemos sem tufões e terremotos, mas temos outros trastornos como a violência, a falta de segurança (só pra ilustrar) mas mesmo assim vamos tocando a vida normalmente, indo e vindo, a onde temos que ir e vim... 

Abraços e um bom dia!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Echeveria em flor

 
Ela floriu, para anunciar a primavera...
Cada eatação do ano, tem suas caracteristicas próprias, mas quando chega a primavera parece que a natureza comemora e faz a festa, revestindo as árvores e plantas com o que elas tem de mais belo, as suas flores, deixando as paisagens e os jardins muito mais coloridos.
muitas flores
Olhar para uma planta florida, ouvir o canto dos pássaros, apreciar a leveza dos movimentos das borboletas e se deixar levar por essa sena durante alguns momentos sempre que poder, é maravilhoso e faz muito bem, é uma forma de relaxar, de se desligar um pouco da rotina de trabalhos e obrigações diários que faz parte de nossa vida. Amo a natureza e recarrego minhas energias só em cuidar de uma plantinha...



Abraços e um bom dia!

sábado, 17 de setembro de 2011

Visita à Frutal

Estive essa semana visitando a Frutal, um evento que acontece todo ano aqui em Fortaleza, voltado para fruticultura, floricultura e agroindústria, como era de se esperar fui a busca de plantas e flores e me encantei com os arranjos lindos que vi e fotografei pra vocês:

Cada um mais lindo que o outro...
A minha expectativa maior estava em ver os cactos e suculentas, para poder comprar algumas espécies que ainda não tenho, mas não tinha novidades, achei muito bonitos,  só que para um evento como este, eu esperava bem mais, principalmente por que o cultivo de cactos e suculentas está em alta. Seque algumas imagens que fiz:

Estes eram os cactos e suculentas expostos. 
Bom gente, mesmo assim adorei ver as plantas, os arranjos e tudo o mais.
Abraços e um feliz final de semana!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O encanto da bougainvillea

Esta cor é simplesmente linda, e acho que transmite muita paz...


Tenho 2 bougainvilleas, uma rosa clarinha, que as vezes dar flores vermelhas no mesmo galho, como já mostrei, e outra vermelha, que as mantenho em jarros.

Adoro esta cor, dar muita vida ao jardim
Quando tenho que fazer a poda delas fico com pena de jogar os galhos fora, aí faço mudas, dou  algumas e tento fazer bonsai, como estes:

Lindinho, né ?


Outro da mesma cor, mania...
Na verdade, ainda não consegui fazer bonsai com a vermelha
Amo de paixão jardins, natureza, gosto de por a mão na massa, ou melhor na terra, de cuidar, retirar as folhas secas, adubar, regar, fazer mudas, e não posso ver casas de jardins, pois quero trazer tudo pra casa e não tem mais tanto espaço assim, rs. Tudo que fazemos com amor e que nos dar prazer, repercute na nossa qualidade de vida e jardinar pra mim é um exemplo disso.

Abraços e um bom dia !!

sábado, 10 de setembro de 2011

Um presente especial...

Ilustrações de Ronaldo Luiz Pangella
Estas ilustrações botânicas de orquídeas brasileiras, foi um presente de aniversário da Revista Natureza no ano 2000, mandei colocar as molduras  e estão aí enfeitando minha parede e dando esse toque todo especial.

Uma linda aquarela !
A minha preferida !


O artista plástico Ronaldo Luiz Pangella, em 1993, iniciou o projeto de ilustrar as orquídeas do Pão de Açucar, no Rio de Janeiro. Para isso usou sua experiência como alpinista, escalou áreas íngremes e perigosas do local, e chegou a ficar horas seguidas pendurado em um precipicio para fazer todos os minimos detalhes exigidos pela ilustração e pela qualidade do trabalho, Pangella recebeu o reconhecimento e menções honrosas da Fundação Botânica Margareth Mee.

Fonte de pesquisa:
Revista Natureza, edição 145, Editora Europa.

"Deve existir uma especie de bazar, onde os sonhos extraviados vão parar..."
Chico Buarque

Abraços e um feliz final de semana !

sábado, 3 de setembro de 2011

Jasmim da India 2 (Quisqualis Indica)

Jasmim da india, uma trepadeira cheia de detalhes que a faz muito especial.
Foto feita a noite qd abre as flores brancas e perfumadas
 E amanheceram assim... rosadas...
NOITE
Quando amanheceu, as brancas estavam assim...
Agora veja, flores brancas, que acabaram de abrir, outras ficando mais rosas e outras rubras...
Tudo isso pra mim, faz desta trepadeira uma planta muito especial, com um perfume suave, que se faz sentir pelos arredores trazido pelo vento, e o segredo para  que ela esteja quase sempre florida, basta fazer uma boa poda depois de cada florada, como ela se desenvolve rapidinho, com 2 a 3 meses, teremos flores e mais flores novamente.

Um setembro maravilhoso pra todos
 e um feliz final de semana!